quinta-feira, 8 de março de 2018

Uma viagem ao Mundo dos Salgadinhos, parte I

Comer saudável é preciso, mas tem coisas gostosinhas que fazem parte da nossa história, que são difíceis de dizer não.

Como dizer não a uma coxinha bem recheada e temperada? Uma torta perfumada e fumegante saindo do forno? Pão de queijo, Lasanha, macarronada, bolinho de arroz, bife à milanesa, pizza.... Ai que fome!

Será fome mesmo? Eu acho que na maioria das vezes é saudade! Saudade de quem fazia essas gostosuras “pra” gente, da surpresa, do tempo de criança, da juventude, de ser cuidado, afinal comida sempre andou de braços dados com o carinho.

Mas hoje já sabemos que essas gostosuras podem fazer um mal danado e não é porque eu comi isso a vida inteira que posso facilitar, até porque os ingredientes há alguns anos não tinham tantos aditivos, transgenias, antibióticos, misturas e agrotóxicos como hoje.

Mas.... sempre tem um mas, que tal fazer tudo isso de um jeitinho diferente, mudando ingredientes maléficos por outros do bem?

Pois é, a culinária é uma arte e como toda arte, generosa. Muda daqui, muda dali e de repente PLOFT uma receita novinha em folha. E aquele salgadinho proibido, pode sim ser convidado mais vezes para nossa mesa.




Comecemos pela coxinha!


Esta coxinha é feita sem farinha de trigo e sem leite, então também serve aos celíacos e intolerantes à lactose. Vamos ver o passo a passo?

Pensando neles também tem uma lasanha, feita do jeitinho que as cozinheiras antigas faziam.

Naquela época a farinha de trigo era cara e se usava muito nas massas a batata, a mandioquinha, o cará e o inhame. As farinhas eram as de polvilho, mandioca, araruta, etc. E como todo mundo sabe, a mesma massa da lasanha, faz canelone. 


Nesta lasanha usamos o inhame, por suas propriedades nutritivas fantásticas, mas poderia ser qualquer outro tubérculo.

Será que fica bom?



Agora que tal um cafezinho com pão de queijo?



Aposto que você pensou “hum... é difícil e demorado. Não é não, é um pão de queijo que você come rapidinho, feito pipoca.

O melhor é que ele rende de montão e você já deixa prontinho no freezer, quando dá aquela vontade VUPT para o forno.

Na parte II a gente vai falar de outras delícias como macarronada, bolinho de arroz, bife à milanesa, pizza. Tem mais alguma sugestão, comente aqui embaixo “pra” mim.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...