Todos os Fermentos para bolo estão transgênicos!!!!!

Sabe aquele bolinho de fubá com um cafezinho fresco? 
Então até ele está comprometido, o tradicional fermento em pó de todas as marcas está comprometido, ele agora é transgênico.

Solução? Trocar por bicarbonato de sódio e cremor tártaro,oras.
A proporção é 1/2 colher de cremor e 1/4 de colher de bicarbonato, a proporção é a mesma respeitando-se o tamanho da colher pedida na receita (sopa, sobremesa, chá). 

O cremor se compra em lojas para doceiras e chocolateiras e é muito usado na confecção de doces profissionais, ele deixa tudo mais fofinho. Vc também acha pela interne no  Barra Doce  e a granel na Estação dos Grãos





O que é o cremor tártaro:
Sal ácido obtido dos resíduos salinos liberados na fermentação do vinho nas paredes dos toneis. O Cremor de Tártaro é utilizado como controlador da cristalização do açúcar, isto quer dizer, ajuda a manter a superfície dos doces mais secos (sem melar). É muito utilizado em suspiros, bolos caramelados ou confeitados, maçã do amor, geleias, chocolates, cocadas, etc. Por ter leve ação fermentativa, também pode auxiliar na maciez de bolos, tortas, glacês, cremes, caldas doces, biscoitos, etc.

Antes de ser industrializado, o fermento químico em pó era uma mistura de cremor tártaro e bicarbonato de sódio. A diferença é que o cremor tártaro não perde suas propriedades com o tempo, e pode ser guardado indefinidamente. (O que é ótimo, já que ele é usado em quantidades mínimas!)

Na parte da limpeza o cremor tártaro também é usado para limpar objetos de latão ou cobre. É só fazer uma pasta misturando cremor tártaro e água e aplicar no objeto. Legal né?

Atenção: Já existe no mercado um fermento que não é transgênico feito com fécula de mandioca, já vi da marca Yoki e Carrefour, leiam os ingredientes para não confundir e levar um fermento transgênico feito com o amido de milho. Para quem não sabe quase que toda a produção de milho e soja está transgênica, cuidado não só com o fermento mas também com tudo o que é feito de milho: Fubá, polenta, milharina, etc. Vejam os transgênicos que podem estar no seu armário. 


Mais notícias sobre o fermento:
Fermento caseiro para bolos e afins. De um descanso para sua Tireoide

Diversos elementos estão relacionados com problemas da tireoide, como hipotireoidismo (sub-clínico, não diagnosticado), entre eles o brometo, que está contido no fermento brasileiro, e que interfere no metabolismo do iodo, e ataca a tireoide.

Uma solução para substituição do Fermento tradicional, que contém brometo é a mistura do Bicarbonato de Sódio e Cremor Tártaro.

Misture aos ingredientes da receita:
½ colher de chá de cremor tártaro (você encontra em muitos supermercados, ali pertinho dos temperos desidratados ou então em casas de festas que vendem chocolate em barra, embalagens, etc.)
¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio

Nota: essa quantidade corresponde a uma colher de chá de fermento e deve ser misturado na hora. Para maiores quantidades de fermento é só aumentar conforme proporção.

Cremor Tártaro: Utilizado nas receitas de confeitaria em geral, é um sal ácido obtido dos resíduos salinos liberados na fermentação do vinho nas paredes dos toneis. É um produto natural que consta na lista oficial da Farmacopéia Brasileira, ou seja, é inofensivo à saúde.

Algumas fontes comprovando problemas tireoidianos relacionados ao brometo.
Europe PubMed Central
Histologic features of thyroid gland in a patient with bromide-induced hypothyroidism
http://europepmc.org/abstract/med/3369375.
Department of Radiometry, Institute of Physiology
Metabolism of Bromide and Its Interference with the
Metabolism of Iodine
http://biomed.cas.cz/physiolr…/pdf/53%20Suppl%201/53_S81.pdf.
Europe PubMed Central
Effects of sodium bromide on the biosynthesis of thyroid hormones and brominated/iodinated thyronines
http://europepmc.org/abstract/med/2135954

Comentários

  1. Olha eu uso so o bicabornato de sodio e fica bem fofinhp, melhor q o fermento, nem sabia q fermento era trangenico.

    ResponderExcluir
  2. Amei. Fazia horas que estava procurando um substituto. Estava usando apenas bicarbonato, mas o gosto dele não me agrada muito, e não achava a proporção para substituir. Minha próxima tentativa ia ser o levedo de cerveja, que ouvi dizer que fermenta. Vou procurar o Cremor de Tártaro. Obrigada. Luana

    ResponderExcluir
  3. Vc pode comprar esse e outros produtos pela INternet no Site da Estação dos Grãos, é bem legal http://www.estacaodosgraos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi Nadia
    será que posso guardar já misturado?
    obrigado
    Claudia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas